Lázaro Roberto, também conhecido como Lente Negra, é um fotógrafo de rua e arte educador baiano, militante do movimento negro. Sua inserção no universo da fotografia aconteceu em meados dos anos 1970 quando começou a registrar pessoas na periferia da cidade de Salvador, em situações que representavam as raízes e a cultura afrodescendente em sua atuação cotidiana. Na década de 1990, ao lado de Raimundo Monteiro e Aldemar Marquês, com o objetivo de fortalecer os fotógrafos e as fotografias de negros, fundou o Zumvi Arquivo…Continue a ler “Duas perguntas para Lázaro Roberto”
Lívia Pasqual (Caxias do Sul, 1984) é diretora de fotografia e artista visual, com graduação em Realização Audiovisual pela Unisinos e pós-graduação em Fotografia pela EFTI (Madrid, Espanha). Uma das convidadas do 12º Festfoto, Lívia tem uma produção que transita entre a fotografia, o cinema e o espaço tridimensional. Em uma noite fresca de outono, sentamos para uma breve conversa. Marco. Tu estudou arquitetura, mas acabou se formando em cinema, depois fez uma especialização em fotografia. De que forma essas três coisas se encontram no…Continue a ler “O olhar como lugar”
Eduardo Montelli (1989) é um dos convidados do 12 FestFoto. Artista visual, natural de Porto Alegre, é doutorando em Linguagens Visuais pela UFRJ e mestre em Poéticas Visuais pela UFRGS. Tive com ele uma conversa super agradável na qual falamos da sua relação com a fotografia digital, especialmente a que acontece em um ambiente doméstico, além de sobre a construção do indivíduo na contemporaneidade em sua relação com a memória e o seu entorno, temáticas fundamentais para sua prática artística. O resultado pode ser conferido…Continue a ler “Aperte um botão e eles fazem o resto”