Cadernos de Fotografia foi uma publicação em dois volumes lançada pelo Festfoto em 2010. Idealizadas e organizadas pelos diretores do festival, Carlos Carvalho e Sinara Sandri, a proposta destas duas pequenas publicações foi criar uma memória da quarta edição do festival, reunindo artigos e transcrições das mesas de debate.
Os cadernos versaram sobre temas caros à fotografia – o tempo e a memória –, contando com a colaboração de artistas e pesquisadores como Rosangela Rennó, Rubens Fernandes Junior, Albertina Malta, Cia de Foto e Cláudia Linhares Sanz.
Passados oito anos, a 12a edição do Festfoto retoma os Cadernos de Fotografia com uma nova proposta e formato. Agora como um blog editado por mim em parceria com a pesquisadora Taís Cardoso, a ideia é construir um espaço que antecipe as proposições e discussões da nova edição, a partir de pequenos artigos e entrevistas com convidados.
Nosso norte de trabalho será o tema desta edição do Festfoto, Da Diáspora: Identidade, Hibridismo, Diferença. Assim sendo, daremos início à proposição do festival de, a partir de um recorte da produção fotográfica contemporânea, pensar a sociedade global e pós-colonial da qual fazemos parte.
A proposta é que este blog funcione como um caderno que auxilia na organização do pensamento a partir de notas soltas, por vezes desconexas. Um caderno como o hiato entre certezas, como a pré-história de um festival.